O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7,1-13
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1Os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém, reuniram-se em volta de Jesus 2e perceberam que alguns de seus discípulos tomavam a refeição com mãos impuras, isto é, sem lavá-las. 3Ora, os fariseus e todos os judeus, conforme as tradições dos antepassados, não comem sem antes lavar cuidadosamente as mãos. 4E, quando voltam da praça, não comem sem se purificarem. Há ainda muitos outros costumes tradicionais que eles guardam, como lavar os copos, os jarros e os pratos de bronze. 5Eis por que os fariseus e os escribas interrogaram Jesus: “Por que teus discípulos não observam as tradições dos antepassados, mas tomam refeição sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu-lhes: “Com muito acerto Isaías profetizou de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7Vão é o culto que me prestam, pois o que ensinam não são mais que preceitos humanos’. 8Deixais de lado o mandamento de Deus e vos apegais às tradições dos homens”. 9E dizia-lhes: “Anulais tranquilamente o mandamento de Deus para observar vossa tradição. 10Com efeito, Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe!’ e: ‘Aquele que amaldiçoar pai ou mãe seja punido com a morte!’ 11Mas vós dizeis: ‘Se alguém disser ao pai ou à mãe: Eu declaro corban – isto é, oferta sagrada – os bens com que eu poderia sustentar-te’, 12vós já não o deixais fazer nada pelo pai ou pela mãe; 13e assim anulais a palavra de Deus pela tradição que transmitis. E fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Certas atitudes dos escribas e fariseus deixavam Jesus irritado. O modo como praticavam a religião parecia-lhe inconveniente. Para umas coisas, eram muito severos; para outras, faziam o que lhes era mais cômodo. Assim, eram rigorosos quando se tratava da pureza exterior, a ponto de não se sentarem à mesa, sem terem lavado, cuidadosamente, as mãos. Quando, porém, se tratava de cuidar de seus pais, não tinham um mínimo de piedade filial. Assim, não tinham escrúpulos de distorcer a Lei de Moisés só para não ter que ajudar os pais carentes. Tal atitude impiedosa invalidava a preocupação com a pureza ritual e tudo o mais que faziam com a intenção de agradar a Deus.
Jesus não suportava um tipo de religião em que o indivíduo se esforça para mostrar-se piedoso diante de Deus, sem gestos de misericórdia em relação ao próximo.
E o que dizer, quando este próximo era o pai ou a mãe? A Lei era severa quanto ao respeito devido aos pais. O mandamento – “Honrarás pai e mãe” – era acompanhado de uma série de exigências bem concretas.
Assim, quando os escribas e fariseus consagravam a Deus o que era devido a seus pais, estavam se opondo à vontade divina. E nem tinham moral para criticar os discípulos que comiam com as mãos impuras.