O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10,17-27
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
17Quando ele se pôs a caminho, alguém correu a seu encontro e, ajoelhando-se diante dele, perguntou-lhe: “Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” 18Disse-lhe Jesus: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus somente. 19Conheces os mandamentos: Não matar, não cometer adultério, não furtar, não levantar falso testemunho, não prejudicar ninguém, honrar pai e mãe”. 20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor e disse-lhe: “Falta-te apenas uma coisa: Vai, vende tudo o que tens e dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”. 22Ao ouvir estas palavras, ficou abatido e retirou-se triste, porque era muito rico. 23Jesus então olhou em volta dele e disse a seus discípulos: “Como será difícil para os que têm riquezas entrar no Reino de Deus!”24Os discípulos ficaram assustados com suas palavras. Mas Jesus repetiu-lhes: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!25É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26Os discípulos ficaram mais atônitos ainda e diziam entre si: “Quem pode então salvar-se?” 27Olhando para eles, Jesus disse-lhes: “Para os homens isto é impossível, mas não para Deus, porque para Deus tudo é possível”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
A preocupação do homem rico, em relação à vida eterna, deu margem para Jesus ensinar aos discípulos a lição do desprendimento dos bens materiais. Estes são um empecilho no caminho para Deus, quando alguém se apega demasiadamente a eles, tornando-se incapaz de fazer uma ruptura radical, em vista das exigências do Reino.
Na conquista da vida eterna, existe passos a serem dados, dos mais simples aos mais exigentes. O primeiro passo – observar os mandamentos – o homem já havia dado. Desde a sua mocidade, fora sincero no cumprimento de todos eles. Estava na hora de dar um passo a mais, mostrando-se mais generoso. Jesus indica-lhe que atitude deve tomar: desfazer-se de todas as suas propriedades, distribuindo-as entre os mais pobres, para tornar-se discípulo. Esta seria a forma de alcançar a vida eterna: desapegar-se dos bens, para servir a Deus e ao próximo.
A renúncia aos bens seria uma prova cabal de liberdade e uma demonstração de que os pobres efetivamente tinham importância para ele. O simples cumprimento dos mandamentos não era suficiente para evidenciar a profundidade do seu amor. Algo mais deveria ser feito!
Infelizmente, a insegurança da pobreza ou o apego exagerado a seus bens não permitiu ao homem tornar-se herdeiro da vida eterna. A riqueza foi inimiga da salvação!
.