O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,1-6
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1Depois, disse Jesus a seus discípulos: “É inevitável que venham os escândalos; mas ai daquele que os provoca! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem ao pescoço uma pedra de moinho e o atirassem ao mar do que escandalizar um só destes pequeninos!3Tomai cuidado! Se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4E se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoa-lhe”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta nossa fé!” Ele respondeu: 6“Se tivésseis uma fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderíeis dizer àquela amoreira: ‘Arranca-te e vai plantar-te no mar’, e ela vos obedeceria”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
O breve texto evangélico comporta três lições essenciais para o discípulo.
A primeira toca o tema do escândalo. O vocábulo grego skándalonsignifica pedra de tropeço, que aparece no caminho de alguém e o leva a cair. Em termos evangélicos, diz respeito às atitudes do discípulo, incompatíveis com a sua condição, e que acabam por afastá-lo da fé e, por conseqüência, da salvação por não ter suficiente maturidade espiritual. A severidade com que Jesus trata o tema não deixa margem para dúvidas: a comunidade não pode contemporizar com os escandalosos; deve tratá-los com extremo rigor.
A segunda evoca o tema do perdão. Não existe atitude mais escandalosa dentro da comunidade cristã do que a divisão e o ódio, podendo descambar no desejo de vingança. Uma comunidade dividida afasta as pessoas do Reino. Pelo contrário, a convivência amorosa e fraterna entre os membros da comunidade é o melhor chamariz para quem anseia fazer uma experiência autêntica do Deus do Reino.
A terceira gira em torno da fé. A rejeição das atitudes escandalosas e a predisposição para o perdão supõem uma fé robusta no coração do discípulo. O pedido dos apóstolos – “Senhor, aumenta a nossa fé!” – deveria estar na boca de todo cristão, pois, quanto maior a fé, maior a disposição para assimilar o projeto do Reino e viver em comunhão com Deus.