O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,15-26
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15Mas alguns deles disseram: “É pelo poder de Belzebu, chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para submetê-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas Jesus, conhecendo seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo está arruinado, e uma casa dividida contra si mesma cairá. 18Se, pois, também Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá ficar de pé o seu reino? Pois estais dizendo que é pelo poder de Belzebu que eu expulso os demônios… 19Ora, se eu expulso os demônios pelo poder de Belzebu, pelo poder de quem vossos filhos os expulsam? Por isso, eles é que serão vossos juízes. 20Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.21Quando um homem forte e bem armado guarda seu palácio, seus bens estão em segurança. 22Mas se surgir outro mais forte e o subjugar, toma-lhe as armas em que confiava e reparte seus despojos. 23Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo espalha. 24Quando o espírito imundo sai de uma pessoa, vagueia por lugares áridos, procurando descanso. Não o encontrando, diz: ‘Voltarei para minha casa donde saí’. 25E, ao voltar, encontra-a varrida e enfeitada. 26Vai então buscar outros sete espíritos, piores do que ele; e eles voltam e nela se instalam. E a última condição daquela pessoa fica pior que antes”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
A interpretação maliciosa dos milagres oferece a Jesus a chance de explicar-lhes o verdadeiro sentido deles. Engana-se quem os atribui a um possível conluio do Mestre com Belzebu. Mas quem se recusa a sintonizar com ele, dificilmente aceitará sua explicação.
Os milagres indicam que o reinado de Deus implantou-se na história humana, de forma a neutralizar a ação do Demônio. Este adversário do Senhor procura manter o ser humano escravo de seus caprichos e impedi-lo de ser solidário e serviçal, impossibilitando-lhe viver a comunhão fraterna. Esta ação desumanizadora coloca a pessoa na contramão do projeto de Deus, dificultando a ação da graça.
Os milagres de Jesus são o sinal da atuação do dedo de Deus na história humana. Em outras palavras, as pessoas não estão entregues à própria sorte. Elas têm quem as defenda contra as investidas do inimigo. A ação divina é humanizadora, resgata o ser humano para o Reino.
Todos os milagres de Jesus tinham esta mesma orientação básica. Nos exorcismos, porém, esta vertente de sua ação ficava mais evidente. Os endemoninhados comportavam-se de modo tão anti-social, a ponto de tornar perigosa a convivência com eles.
A cura operada por Jesus restituía-lhes a dignidade humana. Só por obra de Deus isto era possível.