O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3,1-8
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, que pertencia à elite do povo judeu. 2Certa noite, ele foi ter com Jesus e lhe disse: “Rabi, sabemos que vens da parte de Deus como Mestre; pois ninguém é capaz de fazer os sinais que fazes, se Deus não estiver com ele”. 3Respondeu-lhe Jesus: “Na verdade, na verdade, te digo: se não nascer do alto, ninguém pode ver o Reino de Deus” 4Nicodemos perguntou-lhe: “Como pode o homem nascer, sendo já velho? Pode entrar outra vez no seio de sua mãe e nascer?”5Respondeu-lhe Jesus: “Na verdade, na verdade, te digo: se não nascer da água e do Espírito, ninguém pode entrar no Reino de Deus. 6O que nasce da carne é carne; o que nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires do que eu te disse: deveis nascer do alto.8O vento sopra onde quer, e a gente ouve sua voz, mas não sabe de onde vem nem para onde vai. Assim é todo aquele que nasceu do Espírito”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Por isso, o amor-doação foi apresentado aos discípulos como o mandamento único e fundamental, pelo qual deveriam guiar-se. E o testemunho de Jesus tornou-se um referencial obrigatório. Neste sentido, é mister que toda a vida do discípulo se direcione para a imitação criativa do mestre Jesus.
O discípulo é convidado a crescer na vivência do amor, até ser capaz de dar a vida pelos demais. Isto exige uma libertação do egoísmo que impede o ser humano de dar-se conta da presença do outro e responder às suas carências. O amor limitado e condicionado não corresponde ao ideal proposto por Jesus. O mesmo se passa com o amor sem ousadia, onde quem diz amar se preocupa em poupar-se a si mesmo. Só existe amor cristão, quando todos os limites são superados e a obediência ao mandamento de Jesus leva à total entrega de si mesmo.