O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,20-25
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20Os fariseus lhe perguntaram quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes Jesus: “O Reino de Deus não vem de maneira visível.21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque de fato o Reino de Deus está no meio de vós”. 22Aos discípulos disse: “Tempo virá em que desejareis ver ao menos um dos dias do Filho do homem, mas não o vereis. 23Vão dizer-vos: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’. Não deveis ir nem os seguir. 24Pois como o relâmpago resplandece e brilha de um extremo ao outro do céu, assim será o Filho do homem em seu dia. 25Mas antes é preciso que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
A preocupação do fariseu sobre “quando virá o Reino de Deus” recebeu de Jesus uma resposta que pode ser interpretada de três maneiras diferentes. Em todo caso, a resposta do Mestre não deve ter deixado o homem satisfeito, pois esperava algo bem mais preciso para poder levantar suspeita a respeito de Jesus.
O Reino não se limita a um determinado espaço geográfico, de forma a ser possível reconhecê-lo num lugar bem preciso. Neste sentido, seria inútil considerar Jerusalém a cidade privilegiada da qual o Reino faria sua irrupção na história humana. Ele não virá de maneira ostensiva, de modo a ser possível dizer “ei-lo aqui, ei-lo ali”.
A manifestação do Reino não se fará num momento previamente determinado Sua presença já era uma realidade, sem que muita gente a tivesse percebido. Ele se manifesta discretamente, sem alarido, decepcionando quem contava com uma manifestação clamorosa, nos moldes da apocalíptica tradicional.
O Reino de Deus faz-se presente na pessoa e no ministério de Jesus. O senhorio absoluto do Pai, em sua vida, indica que algo de novo acontece na História, de modo a desarticular as maquinações do pecado. Como os fariseus recusavam-se a acolher o Filho, na qualidade de enviado do Pai, também não conseguiam atinar que o Reino já estava no meio deles, na humilde simplicidade de Jesus de Nazaré.