O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 25,1-13
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1“O Reino dos Céus será semelhante a dez moças que foram com suas lâmpadas ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram descuidadas e cinco, previdentes. 3As descuidadas, ao pegarem as lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4As previdentes, porém, junto com as lâmpadas, levaram vasilhas de azeite. 5Como o noivo demorasse a chegar, todas elas ficaram com sono e dormiram. 6À meia-noite ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando, ide a seu encontro!’ 7Todas as dez moças se levantaram e prepararam suas lâmpadas. 8As descuidadas disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de vosso azeite, pois nossas lâmpadas estão se apagando!’ 9As previdentes, porém, responderam: ‘Não, porque não bastaria para nós e para vós. Ide aos negociantes e comprai-o para vós’. 10Enquanto elas foram comprar, o noivo chegou. As que estavam prontas entraram com ele no salão da festa, e fechou-se a porta. 11Depois chegaram as outras e disseram: ‘Senhor, senhor, abre a porta para nós!’ 12Mas ele respondeu: ‘Na verdade vos digo, não vos conheço!’ 13Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Os discípulos do Reino devem sempre se lembrar de que estão a caminho do encontro com o Senhor. O desconhecimento desta hora exige que o discípulo esteja sempre preparado, pois a falta de cautela, por menor que seja, poderá causar-lhe danos irreparáveis.
As moças sensatas da parábola simbolizam os discípulos que, com fidelidade, sempre traduziram em projeto de vida os ensinamentos de Jesus. Já as moças imprudentes correspondem aos discípulos que, apesar de terem escutado as palavras do Mestre, não fizeram delas seu projeto de vida.
O encontro com o Senhor não pode ser improvisado. Cada discípulo tem a vida inteira para prepará-lo. Afinal, este pode acontecer a qualquer momento. A ninguém é dado conhecer de antemão quando o Senhor virá pedir-lhe contas. É insensato perder as chances de preparação que lhe são oferecidas.
Por outro lado, esta preparação deve ser feita, individualmente, sem que haja a possibilidade de alguém transferir seus méritos para outrem. É a advertência contida nas palavras do Mestre: as moças prudentes, que trouxeram azeite de reserva, não podem partilhar de seu azeite com as insensatas que não tiverem o bom senso de ficar preparadas.
A comunhão definitiva com Jesus exige do discípulo do Reino um esforço contínuo para deixar-se guiar por seus ensinamentos. Os descuidados que se cuidem!