O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3,7-15
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
7Não te admires do que eu te disse: deveis nascer do alto.8O vento sopra onde quer, e a gente ouve sua voz, mas não sabe de onde vem nem para onde vai. Assim é todo aquele que nasceu do Espírito”.9Perguntou-lhe Nicodemos: “Como pode acontecer isso?” 10Replicou-lhe Jesus: “Tu és Mestre em Israel e não o sabes?11Na verdade, na verdade, te digo: falamos do que sabemos e testemunhamos o que vimos, mas vós não acolheis nosso testemunho. 12Se, quando vos falo das coisas terrestres, vós não credes, quando vos falar das celestes, como crereis? 13Ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu: o Filho do homem.14Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, 15a fim de que todo aquele que crê tenha por meio dele a vida eterna”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Ao exortar Nicodemos sobre a necessidade de nascer de novo, Jesus apontou o ação do Espírito como dinamismo deste renascimento. É o Espírito quem leva a pessoa a superar os esquemas da vida, segundo a carne, e a assumir um projeto de vida centrado na vontade de Deus. Arranca-a das malhas do egoísmo, e a coloca no terreno firme do amor. Abre-lhe os horizontes, apresentando-lhe a carência dos pobres e sofredores como campo de serviço. Liberta-a dos interesses mesquinhos, levando-a a confrontar-se com ideais elevados, realmente capazes de trazer felicidade e realização pessoal.
O sopro incontrolável do vento serviu de comparação para revelar a liberdade de ação de quem é movido pelo Espírito. Como não se pode segurar, determinar o rumo, exercer controle sobre o vento, o mesmo se dá com a pessoa que nasce do Espírito. Sua capacidade de fazer o bem torna-se ilimitada. Nada a detém quando se trata de demonstrar, com gestos concretos, o amor ao semelhante. O amor que traz dentro de si permite-lhe expressar, de maneira criativa, sua solidariedade. Tudo, em sua vida, torna-se novo, pois o Espírito não lhe permite cair na rotina e na inatividade, características de quem perdeu a razão de viver.
A ressurreição de Jesus é um convite a nascer de novo. O Ressuscitado é quem nos concede o Espírito necessário para este renascer.