+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,30-34
30Os apóstolos se reuniram em volta de Jesus e lhe contaram tudo quanto tinham feito e ensinado. 31Jesus disse-lhes: “Vinde à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco”. Eram, de fato, tantas as pessoas que iam e vinham que os apóstolos não tinham tempo nem para comer. 32Partiram então de barca para um lugar deserto, para estarem a sós. 33Mas muitos os viram partir e os reconheceram, e de todas as cidades acorreram para lá a pé, chegando antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e ficou com pena deles, porque eram como ovelhas sem pastor, e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Palavra da Salvação.
A missão dos apóstolos era, em tudo, semelhante à de Jesus. Como ao Mestre, cabia-lhes anunciar a chegada do Reino de Deus e conclamar o povo à conversão. Os milagres realizados indicavam que o Reino estava acontecendo na vida do povo, em forma de libertação. Sobretudo, era significativo o poder de libertar as pessoas da opressão dos espíritos impuros. Com a chegada do Reino, elas já não estavam fadadas a serem escravas de quem quer que fosse.
Os apóstolos foram instruídos a imitar o Mestre também em outros aspectos. Quanto à pobreza, deveriam dar prova de total confiança na providência divina. Quanto à coragem diante das dificuldades, não deveriam desistir da missão, caso fossem rejeitados. Quanto ao estar sempre a caminho, deveriam evitar fixar-se num só lugar.
Após terem realizado, a contento, a missão recebida, puderam repousar um pouco com o Mestre.