O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 28,8-15
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
8Elas saíram depressa do túmulo, com temor e com grande alegria, e foram dar a notícia aos discípulos. 9Jesus veio ao encontro delas, dizendo: “Alegrai-vos!” Elas aproximaram-se e abraçaram-lhe os pés, prostrando-se diante dele.10Então Jesus lhes disse: “Não tenhais medo! Ide anunciar a meus irmãos que devem ir para a Galileia e lá me verão”. 11Enquanto as mulheres iam, alguns guardas foram à cidade e contaram aos sumos sacerdotes todo o acontecido. 12E estes, depois de se reunirem com os anciãos para tomarem uma decisão, deram aos soldados grande soma de dinheiro, 13ordenando-lhes: “Dizei que seus discípulos vieram de noite e roubaram o corpo dele, enquanto estáveis dormindo. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos e vos livraremos da dificuldade”. 15Os soldados pegaram o dinheiro e agiram conforme as instruções recebidas. E esta versão dos fatos tem sido divulgada entre os judeus até o dia de hoje.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Uma falsa explicação consistiu em dizer que os discípulos haviam roubado o corpo de Jesus, num momento de descuido dos soldados romanos que vigiavam o sepulcro. O túmulo vazio, portanto, resultava de uma fraude grosseira.
Os cristãos rebateram tal acusação. Os soldados prestaram-se para mentir, grosseiramente, por terem sido subornados. O dinheiro fê-los ocultar a verdade e propagar uma reconhecida mentira!
Ao rebater a falsa acusação, os cristãos tornavam seus acusadores testemunhas do evento maravilhoso acontecido com Jesus. Eles sabiam que o corpo do Mestre não se encontrava mais no sepulcro, embora desconhecessem como isto acontecera. Também desconheciam as reais dimensões do que se passara. Tinham apenas consciência de não terem tirado o corpo de Jesus do sepulcro. Faltava-lhes ainda saber que tinha sido o Pai quem o ressuscitara.