O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1,35-42
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
35No dia seguinte, João estava lá de novo com dois de seus discípulos. 36Fixando o olhar em Jesus que passava, disse: “Aí está o Cordeiro de Deus”. 37Os dois discípulos o ouviram dizer isto e seguiram a Jesus. 38Voltou-se Jesus e viu que o seguiam. E disse-lhes: “Que buscais?” Responderam-lhe: “Rabi (esta palavra quer dizer Mestre), onde moras?”39“Vinde e vede”, disse ele. Eles foram, viram onde morava e nesse dia ficaram com ele. Era pelas quatro horas da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido as palavras de João e tinham seguido a Jesus. 41O primeiro a quem encontrou foi seu irmão Simão, ao qual disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer Cristo). 42E o levou a Jesus. Jesus olhou-o e disse: “Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Cefas” (que significa Pedra).
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
O método adotado por Jesus consistia na transmissão de um modo de ser, mais do que uma ciência. Os discípulos não estavam confinados numa escola, mas se colocavam no seguimento do Mestre e aprendiam, ouvindo suas palavras e presenciando o que ele fazia em favor do povo. Este aprendizado existencial ia transformando a vida do discípulo, num processo paulatino de assimilação de tudo que o Mestre realizava.
O discipulado, neste caso, consistia num duplo movimento. “Vinde” indicava que o discipulado se dava pela iniciativa de Jesus que convocava para o seu seguimento. Era ele quem chamava. Cabia ao discípulo aceitar o convite. “Vede” supunha concentrar a atenção na pessoa de Jesus para captar os valores que regiam sua ação e deixar-se moldar por eles.
Os primeiros discípulos aceitaram o convite de Jesus, ficaram fascinados por ele, e saíram para partilhar com os irmãos a experiência deste encontro transformador. Quem quiser se fazer discípulo do Senhor deverá trilhar o mesmo caminho.