O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,23-30
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
23Então Jesus disse a seus discípulos: “Na verdade vos digo: é difícil para um rico entrar no Reino dos Céus! 24E digo mais: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo tais palavras, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: “Então, quem poderá salvar-se?” 26Olhando para eles, Jesus respondeu: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. 27Pedro, então, tomando a palavra, disse-lhe: “Nós deixamos tudo para te seguir; que recompensa teremos?” 28Respondeu-lhe Jesus: “Na verdade vos digo: no mundo renovado, quando o Filho do homem tomar posse de seu trono glorioso, vós também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que deixar casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras por amor de mim, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Porém, muitos dos primeiros serão últimos e muitos dos últimos serão primeiros”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Pode soar chocante ouvir de Jesus que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus. Ele que foi sempre tão misericordioso, teria preconceito contra os ricos? Por que, então, fecha-lhes as portas do Reino?
Rico, no pensar de Jesus, é quem transforma os bens deste mundo em autênticos ídolos e fecha seu coração para Deus e para os irmãos; quem ama suas propriedades sobre todas as coisas, e, para protegê-las e fazê-las multiplicar, não hesita em lançar mão de qualquer artifício, mesmo injusto, desonesto, ilegal. A penúria do irmão necessitado não chega a sensibilizá-lo. Só pensa em si mesmo, em suas necessidades e em seus prazeres. Por conseguinte, não existe espaço para a graça atuar em seu coração. Neste caso, tornar-se impossível Deus chegar a ser, de algum modo, senhor de sua vida. Nele, o Reino de Deus não pode acontecer. Seu coração está bloqueado.
Não é Deus quem fecha as portas do Céu para o rico. É este quem se recusa a entrar no Reino e assimilar sua dinâmica. Os apelos de Deus tornam-se inúteis e ineficazes. Embora Jesus deseje que o rico abra mão de seu projeto de vida egoísta e acolha o Reino, ele persiste em sua idolatria. O amor de Jesus não chega a tocá-lo.
É por esta razão que é mais fácil um camelo atravessar o buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus.