Deus Não Está Morto (no original em inglês: God’s Not Dead) é um filme de drama da indústria cinematográfica cristã protestante de 2014. O filme foi bem recebido e apoiado por católicos, evangélicos e pentecostais.
Algumas fontes citaram semelhanças do filme com uma lenda urbana popular. A premissa básica de um estudante evangélico debater com um professor ateu e vencê-lo na frente da classe (que então o aplaude) é assunto em publicações populares.
Um jovem protestante, se matricula em uma universidade que possui aulas de filosofia, ministradas pelo professor ateu, que exige que seus alunos entreguem-lhe uma declaração de que “Deus está morto” para poderem obter uma nota de aprovação. um único aluno da classe se recusa a assinar e por isso o professor exige que ele debata o assunto, de modo que o estudante tenha de provar que Deus não está morto, mas permitindo que a classe decida quem vence o debate.
O professor dá vinte minutos ao final de três seminários para que o aluno argumente que Deus existe. Nos dois primeiros debates, o professor tem contra-argumentos para todos os pontos do aluno. Em última instância, tudo se resume ao terceiro e último debate entre aluno e professor, no qual mais uma vez há pontos de concordância. o aluno então interrompe sua linha de raciocínio para fazer uma pergunta ao professor: “Por que você odeia Deus?“. De imediato, o professor não responde. A pergunta é refeita, e então o professor tem um ataque de raiva, afirmando que ele odeia Deus pela morte de sua mãe, que o deixou sozinho, apesar de suas orações. então o aluno casualmente lhe pergunta como ele odeia alguém que não existe. No final, um estudante estrangeiro cujo pai o incentivou a não se converter ao cristianismo, se levanta e diz “Deus não está morto“. Quase toda a classe segue o exemplo, e o professor deixa a sala derrotado.
Mesmo sendo protestante, o filme foi apoiado por diversas organizações católicas e evangélicas.
O destaque do Filme, acontece quando o filho ateu de uma Senhora doente questiona a mãe: “Você orava e acreditava e isso na sua vida toda, nunca fez nada errado, e aqui esta, e a pessoa mais bondosa que eu conheço, e eu o mais cruel, você tem demência , já a minha vida, ela é perfeita, explica isso pra mim ?“, Então vem a resposta: “As vezes o Diabo, deixa a pessoa viver a vida sem problemas, porque não quer que recorram a Deus, seu pecado é como uma cadeia que tudo é lindo e confortável não ha necessidade de sair, a porta esta aberta até que um dia o tempo se esgota e a porta da cela se tranca, então é muito tarde.”