Títulos de Maria são designações honorificas dada a Virgem Maria, Mãe de Deus – Jesus. Ela é conhecida por inúmeros títulos, epítetos, invocações e outros nomes poéticos. Assim, uma variedade e diferentes títulos são usados pelas igrejas Romana Católica, Ortodoxa, Cóptica e Anglicana. Os títulos dados à Nossa Senhora em sua maioria são derivados das praticas de veneração (Devoção) e das doutrinas mariana. Os incontáveis títulos atribuídos a Virgem Maria, alguns muito conhecidos e outros não. A tão popular Ladainha de Nossa Senhora evoca mais de 50. Isto ocorre devido ao aspecto geográfico e cultural, pois os fieis cristãos, estão espalhados em diversas nações em suas respectivas culturas e costumes pelo mundo.
A igreja católica nunca disse para adorar Maria, mas sim honrar e venerar.
Por mais que nós honremos Maria, jamais honraremos um milesimo daquilo que DEUS quis honra-la, foi Ele que escolheu Maria para mãe DEle. Lucas 1 : 26-31
O único ser que pode escolher a sua mãe foi Ele, Quer honra maior ?
Por mais que você hornar Nossa Senhora, você não vai superar Deus em honra, Ele não teve medo.
O Anjo Gabriel anuncia que Maria conceberá do Espirito Santo e dará a luz ao nosso Salvador Jesus Cristo. É por meio do “sim” de Maria que Jesus veio ao mundo e nos meniu dos nossos pecados entregado a própria vida a morte.
A Biblia não fala muito de Maria, mas tudo que fala na Biblia, fala de Maria. “Conceberas em teu seio e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus “ Lucas 1:31
Maria foi o primeiro Sacrário de Cristo, foi Ela quem abrigou em seu ventre o Salvador do mundo. Foi Ela quem O ensinou a andar e a falar; e foi Ela quem O viu morrer numa cruz para que nossos pecados fossem perdoados.
Maria é mãe de Jesus e foi sua primeira discipula.
Se Maria é mãe de Jesus como dito na propria Biblia, porque Jesus nunca chamou Maria de mãe . Jesus chamou Maria de Mulher, porque existe uma mulher profetizada em Gêneses 3:15 e em Apocalipse 12:1. Maria é a mulher por excelência.
Maria é sim Mãe de Jesus nosso Salvador e foi honrada por DEUS, assim, nós podemos honrar, venerar Maria.
Venerar é o culto prestado aos santos e às imagens e relíquias que os representam
Venerar significa honrar; é chamado de “culto de dulia” (do grego douleuo). Também recebe o
culto de dulia a Palavra de Deus, ou melhor, os sinais da Palavra de Deus, especialmente a Sagrada Escritura, o evangeliário e o lecionário (esses últimos livros litúrgicos possuem partes da Palavra de Deus contida nas Sagradas Escrituras). Existe também o “culto de hiperdulia”, que é prestado a Nossa Senhora.
A veneração, por sua vez, tem sentido quando se refere a honrar uma pessoa ou um objeto que nos remete a Deus. Porém, a veneração, enquanto culto cristão, não tem outro sentido senão valorizar algo, um sinal que nos remete a Deus e Seu chamado de conversão a nós.
Adoração é o culto que prestamos exclusivamente a Deus
“Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso. “Respondeu Jesus: Esta escrito: Adorarás teu Deus e só a Ele servirás.” Lucas 4:8 – diz Jesus, citando o Deuteronômio 6: 13 (Catecismo da Igreja Católica, n. 2096). A adoração é chamada de “culto de latria” (do grego latreou, que significa “adorar”). “Adorar a Deus é reconhecer, com respeito e submissão absoluta, o ‘nada da criatura’” (idem, n. 2097).