Sobre os Sacramentos
PENITÊNCIA
-
O que é o Sacramento da Penitência? A Penitência é um sacramento pelo qual os pecados, sejam mortais ou veniais, que tenhamos cometido após o Batismo são perdoados.
-
O Sacramento da Penitência aumenta a graça de Deus na alma? O Sacramento da Penitência aumenta a graça de Deus na alma, além de perdoar os pecados; nós devemos, portanto, ir frequentemente à confissão.
-
Quando instituiu o Nosso Senhor o Sacramento da Penitência? O Nosso Senhor instituiu o Sacramento da Penitência quando Ele assoprou sobre os Apóstolos e deu-lhes o poder de perdoar os pecados, dizendo «Àqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, serão retidos» (Jo. 20:23).
-
De que forma o sacerdote perdoa os pecados? O sacerdote perdoa os pecados pelo poder de Deus, quando ele pronuncia as palavras de absolvição.
-
Quais são as palavras de absolvição? As palavras de absolvição são: «Eu te absolvo de teus pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.»
-
Há alguma condição requerida ao penitente para que haja perdão dos pecados? Para que haja perdão três condições são requeridas ao penitente, nomeadamente: contrição, confissão, e satisfação.
-
O que é contrição? Contrição é uma profunda dor pelos nossos pecados, que sentimos por termos ofendido a um Deus tão bom, e que é acompanhada por um firme propósito de emenda.
-
O que é um firme propósito de emenda? Um firme propósito de emenda é a resolução de evitar, pela graça de Deus, não só o pecado, mas também as perigosas ocasiões de pecado.
-
De que modo obtemos uma profunda dor pelos nosso pecados? Nós podemos obter uma profunda dor pelos nossos pecados pedindo-a sinceramente por meio de oração, e meditando sobre considerações tais que nos possam levar a esta dor.
-
Que considerações acerca de Deus podem levar-nos à dor pelos nossos pecados? Esta consideração acerca de Deus pode levar-nos à dor pelos nossos pecados: que pelos nossos pecados nós ofendemos a Deus, que é infinitamente bom em Si mesmo e infinitamente bom para nós.
-
Quais considerações acerca do nosso Salvador podem levar-nos à tristeza pelos nossos pecados? Esta consideração acerca do nosso Salvador pode levar-nos à dor pelos nossos pecados: o nosso Senhor morreu pelos nossos pecados, e aqueles que pecam gravemente « quando crucificam de novo por sua conta o Filho de Deus e o insultam publicamente» (Heb. 6:6).
-
A dor pelos nossos pecados causada pela perca do Céu e merecimento do Inferno é suficiente para irmos à confissão? É suficiente em confissão a dor pelos nosso pecados causada pela perca do Céu e merecimento do Inferno.
-
O que é perfeita contrição? Perfeita contrição é uma dor pelo pecado que surge puramente do amor a Deus.
-
Que valor especial tem a perfeita contrição? A perfeita contrição tem este valor especial: que os nossos pecados são-nos perdoados imediatamente, mesmo antes de nos confessarmos; mas, no entanto, se forem mortais, estamos estritamente obrigados a confessá-los posteriormente.
-
Em que consiste a confissão? A confissão consiste em acusarmo-nos dos nossos pecados a um sacerdote aprovado pelo bispo.
-
O que dizer de uma confissão em que a pessoa esconde voluntariamente um pecado mortal? Se uma pessoa esconder voluntariamente em confissão um pecado mortal ela é culpada de grande sacrilégio por mentir ao Espírito Santo ao fazer uma má confissão.
-
O que devemos fazer para nos prepararmos para a confissão? Nós temos quatro coisas a fazer para nos prepararmos para a confissão, nomeadamente: rezar sinceramente a Deus para fazermos uma boa confissão; examinar diligentemente a nossa consciência; tomar tempo e cuidado em fazer um bom ato de contrição; e resolver-se, pelo auxílio de Deus, a renunciar os nossos pecados e a iniciar uma nova vida para o futuro.
-
Em que consiste a satisfação? A satisfação consiste em cumprir a penitência dada a nós pelo sacerdote.
-
A penitência dada pelo sacerdote sempre satisfaz por completo pelos nossos pecados? A penitência dada pelo sacerdote nem sempre satisfaz por completo pelos nossos pecados. Nós devemos, portanto, acrescentar outras boas obras e penitências, e tentar ganhar Indulgências.
-
O que é uma Indulgência? Uma Indulgência é a remissão, dada pela Igreja, da pena temporal que frequentemente resta após a sua culpa ter sido perdoada.