O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,16-22
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16Alguém aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Mestre, que preciso fazer de bom para alcançar a vida eterna?” 17Respondeu ele: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Bom é só um. Mas, se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18“Quais mandamentos?”, perguntou ele. Jesus lhe disse: “Não matar, não cometer adultério, não furtar, não levantar falso testemunho;19honrar pai e mãe e amar o próximo como a si mesmo”. 20Disse o jovem: “Tudo isso tenho observado. O que ainda me falta?”21Respondeu-lhe Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que possuis, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me”. 22Ao ouvir isso, o jovem foi embora triste, porque era muito rico.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
O apego exagerado aos bens materiais é um terrível empecilho para o seguimento de Jesus. A dinâmica deste seguimento vai exigindo rupturas sempre mais radicais. Quem não está livre para fazê-las, ficará na metade do caminho.
Na piedade judaica tradicional, a observância dos mandamentos da Lei mosaica era o primeiro passo a ser dado pelo fiel. Muitos se contentavam com este primeiro passo. Outros, como era o caso de uma tendência do farisaísmo, reduzia a observância do Decálogo a pura exterioridade. Os mestres da Lei, por sua vez, detinham-se em interpretações minuciosas dos mandamentos, complicando ainda mais a observância deles.
O mero cumprimento dos mandamentos não é suficiente para tornar alguém discípulo do Reino e herdeiro da vida eterna.
Jesus desafiou um jovem a desfazer-se de tudo quanto possuía, distribuindo seus bens entre os pobres, para fazer-se discípulo do Reino e tornar-se herdeiro da vida eterna. O rapaz, que havia sido fiel em guardar os mandamentos, não se sentiu preparado para fazer o que lhe faltava. O apego aos seus bens impediu-o de aceitar a sugestão de Jesus. E foi-se embora todo perturbado! Quem talvez esperasse um elogio acabou desiludido por ter sido incapaz de optar pela liberdade radical.