De Discípulos a Apóstolos de Jesus
Deus enviou seu filho, como havia prometido e por meio dele se reconcilio com a humanidade, no inicio da evangelização de Jesus, foi convidando pessoas para se unirem a Ele, as pessoas que o seguiam, recebiam disciplina ou instrução e assim se tornaram ” discípulo ” este termo se refere principalmente ao dedicados seguidores de Jesus.
Dentre os Discípulos, Jesus escolheu Doze, os Doze Apóstolos, foram um pequeno grupo de doze pessoas relatadas como os discípulos de Jesus, estes receberam mais ensinamentos e instruções de Jesus e se tornaram “Apóstolos “.
Cada um dos doze Apóstolos de Jesus Cristo, foi encarregado de pregar o Evangelho, os ensinamentos de Jesus. Missionário que deixa as vontades de lado para viver em função de propagar sua fé
São mensageiros judeus enviados por Jesus para pregar o Evangelho, inicialmente apenas aos judeus e depois também aos gentios, em todo o mundo antigo. Durante a vida e o ministério de Jesus no século I, os apóstolos foram seus seguidores mais próximos e se tornaram os principais pregadores da mensagem de seu evangelho.
Os Apóstolos, são membros da Igreja que primeiro pregou a fé cristã em determinado país ou região, e tinham como Missão dos apóstolos. Ação de propagar e defender uma doutrina.
Simão Pedro, André, Tiago filho de Zebedeu, Tiago, filho de Alfeu, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes foram os discípulos de Jesus Cristo de acordo com as escrituras bíblicas.
Contudo, os nomes destes apóstolos aparecem também em suas versões gregas e aramaicas na bíblia. Descubra os significados, origens e o nome dos 12 apóstolos de Jesus em outras línguas!
Pedro ou Simão Pedro
Significado do nome: Um dos nomes mais difundidos pelo mundo, Pedro significa “pedra”, “rochedo”. Ele tem origem no grego Pétros, a partir de petra (tradução do aramaico Cephas). O nome Pedro está presente em diversos idiomas, tendo chegado em Portugal como Petrus em torno do século IX.
História de Pedro na Bíblia: Considerado o primeiro papa da Igreja Católica, Pedro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus, sendo um dos principais personagens bíblicos para a Igreja Católica primitiva. Seu nome original era Simão, que tinha origem no hebraico Simeão. Nas escrituras, o pescador também aparece sendo chamado de Cefas. Jesus foi quem deu o nome Pedro ao apóstolo.
- Nome em latim: Petrus
- Nome em hebraico: Petros
- Nome em inglês: Peter
André
Significado do nome: Com origem no grego a partir de Andreas, André significa “másculo”, “viril”, “masculino”. Ele surge a partir do elemento grego andrós, que possui o significado de “homem”, “másculo, viril”. Este nome chegou ao Português através da sua escrita francesa, contudo, naquela região, ele é mais utilizado como sobrenome do que como nome próprio.
História de André na Bíblia: Um dos primeiros discípulos de Jesus Cristo, André era irmão de Pedro e a princípio um discípulo de João Batista. João o apresentou à Jesus como cordeiro de Deus e, por consequência, André foi quem levou seu irmão Pedro à Cristo. De acordo com a tradição, o apóstolo André pregou o evangelho ao longo do Mar Negro. Ele foi crucificado em uma cruz que tinha o formato da letra “X”, chamada “crux decussata”. Hoje, Santo André é padroeiro de países como a Escócia, Rússia, Romênia e Grécia.
- Nome em latim: Andreas
- Nome em hebraico: não conhecido
- Nome em inglês: Andrew
Tiago filho de Zebedeu e Tiago, filho de Alfeu
Significado do nome: Popular nome dos falantes lusófonos, Tiago vem do nome espanhol Santiago, através da aglutinação Sant’Iago e significa “aquele que vem do calcanhar”. Por sua vez, o nome Sant’Iago é uma variação de Iago, forma modificada de Jacó. Este nome bíblico foi originado no hebraico Yaaqobh, relacionado ao aramaico iqbá, acadiano iqbu, árabe aqib, que quer dizer “calcanhar”.
História na bíblia: Existem dois apóstolos de Jesus com o nome Tiago nas escrituras bíblicas: Tiago, filho de Zebedeu e Tiago, filho de Alfeu. Pouco de sabe sobre a biografia e história do filho de Alfeu. Contudo, ele é também chamado de “Tiago, o menor” no Evangelho segundo Marcos. Já Tiago, filho de Zebedeu, presenciou junto de Pedro e João, a transfiguração de Jesus, conhecida passagem bíblica em que o rosto e as vestes de Cristo ganharam um brilho radiante.
- Nome em latim: Iacobus
- Nome em hebraico: Yaaqobh
- Nome em inglês: James
João
Significado do nome: Este popular nome bíblico pode ser encontrado com variações em diversas línguas ao redor do mundo e possui os significados de “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”. Ele surge a partir do hebraico Yehokhanan, Iohanan, pela união dos elementos Yah, que significa “Javé, Jeová, Deus”, e hannah, que significa “graça”.
História de João na bíblia: João foi um dos apóstolos mais próximos de Jesus e é descrito como o discípulo amado pelo Messias. Também conhecido como São João Evangelista, ele era irmão de Tiago, filho de Zebedeu e é descrito na bíblia como um grande companheiro de Jesus, caminhando diariamente com Ele. Foi a ele que Jesus entregou Maria como Mãe quando crucificado, O apóstolo João é autor do livro de Apocalipse e não foi martirizado como a maioria dos outros apóstolos.
- Nome em latim: Iohannes
- Nome em hebraico: Yohanan
- Nome em inglês: John
Filipe
Significado do nome: Este popular nome masculino tem o significado de “amigo dos cavalos“, “o que gosta dos cavalos” e “o que ama a guerra”. Variante de Felipe, o nome surge a partir do grego Phílippos. Seu significado é o resultado da união dos elementos phílos, que significa “amigo“, e híppos, que quer dizer “cavalo“.
História de Filipe na bíblia: No Novo Testamento, aparecem quatro personagens bíblicos com o nome de Filipe. Filipe, o Apóstolo é por vezes confundido com Filipe, o Evangelista, mas tenha em mente que são dois personagens distintos. O apóstolo aparece nas escrituras com mais evidência no evangelho de João como um homem prático e realista. Contudo, são poucas as passagens com este apóstolo na bíblia, o que dificulta saber mais sobre sua biografia e história.
- Nome em latim: Philippus
- Nome em hebraico: Filip
- Nome em inglês: Philip
Bartolomeu
Significado do nome: Com origem no aramaico a partir de Bar Talmáy, o nome Bartolomeu significa “filho de Tholmai”, sendo que Tholmai deriva do elemento tholm, que significa “que suspende as águas”. Outros estudiosos atribuem também o significado “filho de Ptolomeu” a este nome, contudo, não existem relações etimológicas para tal significado.
História de Bartolomeu na bíblia: Apesar de não conclusivo, teólogos acreditam que Bartolomeu também era chamado de Natanael na bíblia. Pouco se sabe sobre este apóstolo, sendo suas passagens muito reduzidas nas escrituras. Contudo, é creditado a ele como um personagem que evangelizou na índia e na Ásia Menor, e acabou sendo martirizado na Armênia no Século I.
- Nome em latim: Bartholomeus ou Bartholomaeus
- Nome em hebraico: Bar-Talmai
- Nome em inglês: Bartholomew
Tomé
Significado do nome: Abreviação medieval de Thomas, versão inglesa de Tomás, o nome Tomé significa “gêmeo” e tem origem no aramaico ta’oma’. Este nome possui o mesmo significado do nome Dídimo, que em grego quer dizer “gêmeo”.
História de Tomé na bíblia: A expressão “quero ver para crer” é atribuída ao discípulo de Jesus, Tomé, pois o apóstolo duvidou da ressurreição de Jesus Cristo de acordo com as escrituras sagradas. Pouco se sabe sobre as origens e a biografia de Tomé na bíblia, contudo, ele é apresentado como um discípulo pessimista e ao mesmo tempo extremamente devoto à Jesus.
- Nome em latim: Thōmās
- Nome em hebraico: ta’om
- Nome em inglês: Thomas
Mateus
Significado do nome: Popular nome masculino em suas mais variadas formas ao redor do mundo, o nome Mateus significa “dom de Deus”, “presente de Deus” e “dádiva de Deus”. Ele tem origem no hebraico a partir de Mattiyyah. É uma redução do nome Mathathiah, que chegou até à língua portuguesa a partir do latim Mataeus.
História de Mateus na bíblia: O apóstolo Mateus é descrito na bíblia como um cobrador de impostos da época de Herodes e foi convidado por Jesus para segui-lo. Ele pregou junto com o Messias até o fim de sua vida. Muitos teólogos afirmam que Mateus possuía o nome de Levi e que era filho de Alfeu, sendo que suas passagens na bíblia com estes dois nomes são associadas ao mesmo apóstolo. São Mateus é padroeiro dos contadores e auditores fiscais, tendo como principal templo a Catedral de Salermo na Itália.
- Nome em latim: Mataeus
- Nome em hebraico: Mattiyyah
- Nome em inglês: Mathew
Tadeu
Significado do nome: O nome bíblico Tadeu possui os significados de “coração”, “peito”, “seio”, “íntimo”. Ele surge a partir do hebraico Taddáy, que deriva do grego Thaddaios, do latim Thaddaeus, que tem relação com o aramaico tedhayya e o árabe thady.
História de Tadeu na bíblia: Também conhecido como Judas Tadeu na tradição católica, este apóstolo é encontrado nas quatro listas dos nomes dos discípulos de Jesus a partir do Novo Testamento. Pouco se sabe sobre a história e biografia de Tadeu a partir da bíblia, mas alguns estudiosos afirmam que ele era primo de Jesus, sendo parecido fisicamente e espiritualmente com o Messias.
- Nome em latim: Thaddaeus
- Nome em hebraico: Taddáy
- Nome em inglês: Thaddeus
Simão
Significado do nome: O nome Simão tem origem no hebraico a partir de Shim’on, que deriva do elemento shamá que quer dizer “ele ouviu“. Ele também dá origem ao nome Simeão, com o significado de “ouvinte” ou mesmo “aquele que ouve”. Este nome apareceu em Portugal em documentos que datam o Século XIII, sendo também muito comum durante a Inglaterra da Idade Média.
História de Simão na bíblia: Muito popular na época de Jesus Cristo, o nome Simão aparece na bíblia em diversas ocasiões para se referir a diversos personagens. O próprio apóstolo Pedro também era chamado de Simão em algumas partes da bíblia. Contudo, o apóstolo que ficou conhecido como Simão era também designado como “o zelote” ou “o nacionalista” o que indica que ele pode ter pertencido a um grupo que lutava contra o Império Romano.
- Nome em latim: Simeonus
- Nome em hebraico: Shim’on
- Nome em inglês: Simon
Judas
Significado do nome: De origem hebraica, o nome Judas significa “louvor a Deus” e “exaltação a Deus”. Ele surge a partir do hebraico iehudad, que chega ao grego traduzido como ioudas e evolui para o latim Iudas, dando origem ao nome utilizado na língua portuguesa, Judas. Ele é na realidade resultado de uma expressão em hebreu para fazer agradecimento a Deus “Yah hu Dah“.
História de Judas na Bíblia: Judas Iscariotes foi o apóstolo que traiu Jesus Cristo de acordo com as escrituras bíblicas. Ele é também tratado na bíblia como “o que traiu”, “o traidor” ou “filho de Simão” para distinguir dos demais personagens homônimos do livro. Como apóstolo, ele serviu como tesoureiro e é chamado de ladrão no evangelho de João, o que evidencia suas condutas e caráter. De acordo com a bíblia, Judas Iscariotes se suicidou enforcando-se com uma corda.
- Nome em latim: Iudas
- Nome em hebraico: iehudad
- Nome em inglês: Judas
Paulo de Tarso
História de Paulo de Tarso, na Bíblia: Paulo de Tarso era um oficial Romano, Conhecido também como Saulo, se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém. De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, “os levasse presos a Jerusalém”, Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias, que também o batizou. Começou então a pregar o Cristianismo. Juntamente com Simão Pedro e Tiago, o Justo, ele foi um dos mais proeminentes líderes do nascente cristianismo.
Paulo de Tarso, também chamado de Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso, São Paulo Apóstolo, Apóstolo dos gentios e São Paulo, foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. A influência que exerceu no pensamento cristão, chamada de “paulinismo”, foi fundamental por causa do seu papel como preeminente apóstolo do Cristianismo durante a propagação inicial do Evangelho pelo Império Romano.
A conversão de Paulo mudou radicalmente o curso de sua vida. Com suas atividades missionárias e obras, Paulo acabou transformando as crenças religiosas e a filosofia de toda a região da bacia do Mediterrâneo. Sua liderança, influência e legado levaram à formação de comunidades dominadas por grupos gentios que adoravam o Deus de Israel, aderiam ao código moral judaico, mas que abandonaram o ritual e as obrigações alimentares da Lei Mosaica por causa dos ensinamentos de Paulo sobre a vida e obra de Jesus e seu “Novo Testamento”, fundamentados na morte de Jesus e na sua ressurreição.