O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,1-9
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1No mesmo dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira do lago. 2Uma grande multidão reuniu-se ao redor dele. Subiu então a uma barca e sentou-se; e toda a multidão estava em pé na praia. 3Ensinou-lhes então muitas coisas em parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear.4E, ao lançar as sementes, uma parte caiu à beira do caminho; os pássaros vieram e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra era pouco profunda. 6Mas, quando o sol nasceu, queimou-se e secou, porque não tinha raiz. 7Outras sementes caíram entre os espinhos; os espinhos cresceram e as sufocaram. 8Finalmente, outras caíram em terra boa e produziram fruto: aqui cem, ali sessenta e lá trinta vezes mais. 9Ouça quem for capaz!”
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
A afirmação de Jesus pode soar estranha, se tomada no seu sentido superficial, pois todo ser humano tem ouvidos e, excetuando os surdos, todos estavam em condições de ouvi-lo. Mas o sentido das palavras do Mestre era bem outro. Para entendê-lo é preciso recorrer à antropologia bíblica, para a qual o “ouvido” tem um simbolismo importante. São muitas as imagens da Bíblia referentes a este sentido do corpo humano.
O ouvido tem a ver com a vida e o modo de proceder do ser humano. Quando alguém “abre os ouvidos”, demonstra o desejo de comunicar-se e de entrar em comunhão com o seu semelhante. “Fechar os ouvidos” denota ruptura e recusa do outro. “Clamar aos ouvidos de alguém” é sinônimo de inculcar-lhe uma idéia. “Inclinar o ouvido” significa dar atenção ao outro. Estar “ao ouvido de alguém” é estar em sua presença. “Falar no ouvido” é conversar em segredo.
Interpelando os discípulos para abrir os ouvidos e ouvi-lo, Jesus os exortava a darem atenção às suas palavras para tirar delas lições de vida. As palavras do Mestre poderiam ser entendidas de duas maneiras: como um apelo a se esforçarem para ser o bom terreno onde a semente pudesse dar frutos abundantes; e como um alerta para que contassem com diferentes tipos de pessoas, no exercício da missão, sem se deixarem abater por isso. Ambos os casos teriam incidência direta sobre a vida deles.