O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7, 14-23
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
14Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse-lhes: “Ouvi-me, vós todos, e compreendei. 15Não há nada fora do homem que, entrando nele, possa manchá-lo; mas o que mancha o homem é o que sai de dentro dele. 16Ouça quem for capaz!”17Quando deixou a multidão e entrou em casa, seus discípulos perguntaram-lhe sobre esta parábola. 18Respondeu-lhes: “Também vós sois tão ignorantes? Não compreendeis que nada do que de fora entra no homem pode manchá-lo, 19porque não lhe penetra no coração, mas no ventre, e vai em seguida para a fossa?” Assim ele declarava puros todos os alimentos. 20E dizia: “O que sai do homem é que mancha o homem. 21Porque é de dentro, do coração do homem, que saem os maus pensamentos, prostituições, furtos, homicídios, 22adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, luxúria, inveja, calúnia, orgulho, insensatez. 23Todos esses males vêm do interior do homem e o contaminam”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Esta purificação não consiste num gesto exterior, como seria um banho ou uma lavagem de mãos. Ela acontece quando a pessoa, sintonizada com Deus, elimina tudo o que pode perturbar sua relação com o próximo. Quem é puro, pensa bem de seu semelhante; respeita-lhe a vida, o corpo e a propriedade; é misericordioso no trato com ele; não age com dolo ou malícia. Estes são sinais inequívocos de pureza interior.
Se isto não acontece, por mais que o indivíduo se lave com água, estará cheio de impurezas e despreparado para realizar um culto agradável a Deus. As coisas materiais são indiferentes; não têm um poder mágico de contaminação.
Portanto, os discípulos não devem dar atenção às insinuações dos fariseus. Não vale a pena buscar a pureza pelo caminho indicado por eles.