O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18,35-43
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. 36Ouvindo o barulho da multidão que passava, perguntou o que era.37Anunciaram-lhe que Jesus, o Nazareno, estava passando. 38Então ele gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem pena de mim!” 39Os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem pena de mim!” 40Jesus então parou e ordenou que o trouxessem até junto dele. Quando chegou perto, Jesus perguntou-lhe: 41“Que queres que eu te faça?” Ele respondeu: “Senhor, que eu recupere a vista!”42Jesus disse-lhe: “Recupera a vista; tua fé te salvou”. 43No mesmo instante recobrou a vista e seguia Jesus, glorificando a Deus. E todo o povo, ao presenciar isto, pôs-se a louvar a Deus.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
O homem cego, sentado à beira do caminho para Jericó, padecia de cegueira física, não, porém, de cegueira espiritual. Seu interesse em saber quem estava passando era mais que simples curiosidade. Deu mostras de intuir estar passando exatamente a pessoa com quem queria se encontrar: Jesus de Nazaré.
Por isso, quando lhe deram a notícia desejada, pôs-se a gritar freneticamente, sem se importar com quem o intimava a se calar. Quanto mais se esforçavam para reduzi-lo ao silêncio, tanto mais alto gritava. Afinal, não podia deixar escapar a chance, há tanto tempo esperada.
Mais uma vez, Jesus mostrou-se solidário com os pobres e os marginalizados dos quais o cego era um bom exemplo. Os gritos lancinantes chegaram não só aos seus ouvidos, mas principalmente ao seu coração. E se fez todo ouvido aos apelos do homem desejoso de cura.
O desejo do cego – ver – recebeu dupla resposta. Por um lado, o homem viu-se curado da deficiência física, tendo recuperado a visão. Por outro, abriram-se-lhe também os olhos da fé. Daí a constatação de Jesus: “A tua fé te salvou!” E como manifestação disto, o ex-cego tornou-se seguidor de Jesus, louvando a Deus pelas maravilhas operadas em seu favor. Levou, igualmente, a multidão a dar glória a Deus.