O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,17-22
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
17Tomai cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos flagelarão em suas sinagogas. 18Por minha causa sereis conduzidos à presença de governadores e reis para dar testemunho de mim diante deles e dos pagãos. 19Porém, quando vos entregarem, não vos preocupeis com o modo de falar ou com o que dizer. No momento certo vos será inspirado o que deveis falar;20porque não sois vós que falareis, mas é o Espírito do Pai que falará em vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão, e o pai, o filho; os filhos se levantarão contra os pais e os matarão. 22Sereis odiados por todos por causa de mim. Mas quem perseverar até o fim será salvo.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Desde o início, Jesus advertiu os seus discípulos a respeito do destino de perseguição e de morte que os aguardava. Também as comunidades cristãs não tardaram a fazer esta mesma e dura experiência. No âmbito judaico, sofreram terríveis pressões das autoridades religiosas ligadas à sinagoga, furiosas por serem incapazes de reconduzi-las aos rígidos padrões da Lei judaica. Por isso, os discípulos começaram a ser julgados em tribunais, flagelados nas sinagogas, denunciados diante das autoridades civis. Tudo por causa da fé! No âmbito pagão, tiveram sorte semelhante. Foram vítimas dos próprios familiares, movidos por um ódio tão incontrolado, a ponto de fazê-los morrer.
A orientação de Jesus era clara: “Mantenham-se em paz, não se preocupem, pois o Pai está com vocês!”
Os sinais desta presença fortalecedora seriam claramente perceptíveis: deveriam mostrar-se totalmente confiantes diante dos tribunais, porque falariam sob a inspiração do Espírito do Pai, que lhes colocaria na boca as palavras convenientes. Para isso, seriam revestidos com uma força tal, que os capacitaria a perseverar em meio aos sofrimentos.
A salvação dos discípulos dependeria de sua capacidade de perseverar nas adversidades. Deste modo, iriam dar provas de sua total fidelidade ao Pai.