O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 2,1-11
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galileia e lá se encontrava a mãe de Jesus. 2Também Jesus foi convidado para a festa junto com seus discípulos.3Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.4Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, que importa isso a mim e a ti? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser”. 6Havia lá seis talhas de pedra, destinadas às purificações dos judeus. Cada uma delas podia conter cerca de dois ou três barris. 7Disse Jesus aos serventes: “Enchei de água as talhas”. Eles as encheram até a boca. 8Disse-lhes então: “Tirai agora e levai ao mestre-sala”. Eles levaram. 9O mestre-sala provou a água transformada em vinho, e não sabia donde viera aquele vinho, embora o soubessem os serventes que haviam tirado a água; chamou então o noivo 10e disse-lhe: “Todo mundo serve primeiro o bom vinho e, quando os convidados já tiverem bebido muito, serve o vinho inferior. Tu, porém, guardaste até agora o vinho bom…” 11Deste modo iniciou Jesus, em Caná da Galileia, os seus sinais. Manifestou sua glória, e seus discípulos começaram a crer nele.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Todo o clima do milagre realizado em Caná da Galiléia tem um caráter messiânico. O Antigo Testamento serviu-se da imagem do casamento e do banquete para falar do tempo em que Deus haveria de visitar e resgatar o seu povo.
O profeta Isaías chama Javé de “esposo de Israel”. Por isso, Deus se pergunta: “Como pode ser repudiada a mulher amada deste a juventude?” E afirma: “Tua serás chamada Minha favorita, e a Terra terá o nome de Desposada”. Por outro lado, o povo é convidado para a “comer coisas gostosas e a saborear, gratuitamente, iguarias suculentas”.
Por isso, o relato evangélico põe em relevo a abundância do vinho e sua excelente qualidade, bem como a transformação da água em vinho. Teologicamente, isto significa que a presença do Messias Jesus introduziu algo novo na história de Israel. A humanidade poderia alegrar-se, pois lhe fora oferecido o vinho prometido para os tempos messiânicos. A oferta divina era de qualidade superior. Tudo quanto existira, até então, não se podia comparar com o que estava acontecendo. O fim da festa acabou se transformando em seu começo, pois só, no fim, fora oferecido o vinho melhor. Com a presença de Jesus, a História recomeça.
Entretanto, para experimentar a novidade divina na História é preciso acreditar em Jesus. Quem nele crer, participará da festa que Deus preparou, desde sempre, para a humanidade.