Igreja investiga objetos católicos que resistiram a incêndio de carro em Franca SP.
Ministra da eucaristia, a aposentada Maria Emília Castaldi, de 76 anos, contou que saía de casa para ir à missa, por volta de 7hs, quando tentou dar a partida no carro da família e não conseguiu. Ela percebeu que havia fumaça no motor e desceu do veículo.
Em poucos minutos, o fogo se alastrou e queimou completamente o interior do carro. Maria Emília relembra que, enquanto via as chamas avançarem, orava para que não chegassem ao tanque de combustível e causassem uma explosão.“Fui pegar o controle dentro de casa para a abrir o portão e fiquei nervosa, então eu disse: ‘Nossa Senhora, me ajuda a achar o controle, porque sozinha eu não consigo’. Chamei o vizinho para ajudar a colocar o carro para fora, com medo de que o incêndio se alastrasse pela casa”, diz.
Em 15 minutos, o carro estava todo queimado. O Corpo de Bombeiros foi chamado ao local e combateu o fogo. A aposentada afirma que, após o rescaldo, se surpreendeu ao ver uma teca – porta hóstias -, um terço e um folheto de oração intactos no banco do veículo.
“Estou tranquila porque, quem tem a Deus, nada lhe falta. Ele estava presente na minha vida e foi uma experiência boa. Foi um acontecimento muito importante para mim”, diz Maria Emília .
Logo o caso tomou conta das redes sociais. Através de vídeos e fotos, inclusive dos objetos ainda em cima do banco após o fogo ser apagado, nem o terço foi danificado pelo calor do fogo, tão pouco o folheto de papel se danificou pelo fogo ou pela aguá usada pra combater o incêndio, milhares de compartilhamentos no Facebook e no WhatsApp dessa ocorrência, vários católicos, de todos os cantos do País, descreveram o fato como “milagre”.
Segundo a Diocese de Franca, o caso não está sendo considerado milagre, mas uma comissão de padres pretende analisar e ouvir os envolvidos. O bispo Dom Paulo Roberto Beloto disse se tratar de uma experiência particular, vivida pela aposentada, e que a igreja católica vai investigar o caso de um “porta hóstias”, um terço e um folheto de oração que resistiram a um incêndio dentro de um carro em Franca (SP). O caso ocorreu em 8 de julho e ninguém se feriu, Nas ruas do município, entretanto, a história dos objetos católicos que resistiram ao incêndio já é considerada providência divina.
“Não havia hóstia, por isso não podemos dizer que foi um milagre eucarístico. Mas, é um fato impressionante. Vou pedir ao tribunal eclesiástico para fazer uma investigação e consultar essas pessoas envolvidas, para depois emitir uma nota oficial”, afirma O bispo Dom Paulo Roberto Beloto.