O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,27-32
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
27Depois disso, Jesus saiu e notou um publicano, que se chamava Levi, sentado junto à banca de impostos, e lhe disse: “Segue-me”.28Deixando tudo, este se levantou e o seguiu. 29Levi ofereceu-lhe um grande banquete em sua casa. Havia uma numerosa multidão de publicanos e de outras pessoas que estavam à mesa com eles. 30Os fariseus e seus escribas murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?” 31Tomando a palavra, disse-lhes Jesus: “Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 32Não vim chamar os justos, mas os pecadores, à conversão”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Os marginalizados mostraram-se mais sensíveis à presença de Jesus, e mais puderam beneficiar-se dela, do que os escribas e fariseus. Fechados em sua própria arrogância, e seguros de terem a salvação garantida, estes últimos censuravam a atitude do Messias Jesus, quando ele se misturava com gente de má-fama, e dava mostras de sentir-se bem no meio deles.
Pensando bem, os que censuravam Jesus, eram os verdadeiros doentes, que careciam de médico. Segregando-se dos pecadores, revelavam uma grave falta de solidariedade e incapacidade de colocar-se do lado daqueles aos quais Deus queria ver salvos. Pensavam que, assim agindo, agradavam a Deus. Na verdade, estavam indo na contramão, pois o desejo divino era e é ver toda a humanidade reconciliada consigo.
A presença eficaz de Jesus junto aos pecadores deve inspirar os cristãos, uma vez que sua missão é fazer o amor de Deus fermentar este mundo que precisa ser salvo.