O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 10,22-30
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
22Celebrava-se, então, em Jerusalém, a festa da Dedicação. Era inverno. 23Jesus passeava no templo, sob o pórtico de Salomão.24Os judeus o rodearam e lhe perguntaram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se és o Messias, dize-nos claramente!”25Respondeu Jesus: “Já vos disse e não crestes. As obras que faço em nome de meu Pai dão testemunho de mim. 26Mas vós não credes porque não sois de minhas ovelhas”. 27Minhas ovelhas atendem a minha voz. Eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais perecerão, e ninguém as arrebatará de minha mão. 29Meu Pai, que me deu as ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30Eu e o Pai somos um”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós Senhor.
Os judeus insistiam com Jesus, exigindo que ele afirmasse, abertamente, sua identidade de Messias. Jesus, porém, tinha motivos para não ceder a uma tal pressão. Existe um caminho muito simples para reconhecê-lo: prestar atenção nas obras que ele realiza!
Só consegue reconhecer Jesus a partir de suas obras, quem se faz discípulo dele. A condição de discípulo coloca o indivíduo na perspectiva justa para observar o agir de Jesus e tirar as conclusões a respeito de sua identidade. Como? Permitindo olhá-lo com benevolência, sem preconceitos, nem má intenção. Colocando-se em sintonia com o Senhor, o discípulo pode discernir quem, de fato, é Jesus. Igualmente, capacita-o para ler, nas entrelinhas da ação de Jesus, sua condição de Messias, realizador das antigas esperanças de Israel, restaurador da vida e da esperança. E mais, sua condição divina, pois, as obras que Jesus realiza são exclusivas de quem é o Filho de Deus.
Quem não se torna discípulo, ou seja, sua ovelha, não está em condições de reconhecê-lo como Messias, por mais prodigiosa que seja a obra realizada por Jesus. Quem não está predisposto a ser discípulo, não abre mão da posição já tomada, nem confessa a messianidade de Jesus. Por isso, não era oportuno perder tempo com tal tipo de gente. Se não quisessem crer nele a partir das obras, paciência!