O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,30-34
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
30Os apóstolos se reuniram em volta de Jesus e lhe contaram tudo quanto tinham feito e ensinado. 31Jesus disse-lhes: “Vinde à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco”. Eram, de fato, tantas as pessoas que iam e vinham que os apóstolos não tinham tempo nem para comer. 32Partiram então de barca para um lugar deserto, para estarem a sós. 33Mas muitos os viram partir e os reconheceram, e de todas as cidades acorreram para lá a pé, chegando antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e ficou com pena deles, porque eram como ovelhas sem pastor, e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
A situação de abandono do povo sensibilizava profundamente Jesus. Daí o extremo interesse com que as pessoas ouviam Jesus falar, e a ânsia de serem beneficiadas por ele. E sempre encontravam acolhida por parte do Mestre.
A atitude de Jesus estava em estreita relação com o serviço ao Reino, para o qual fora enviado. Esse Reino comportava a Boa Nova de libertação para os pobres, e deveria devolver aos seus corações a esperança há muito perdida pelo descaso com que eram tratados. A Jesus competia, por assim dizer, re-humanizá-los, tirando-os da marginalização a que foram relegados, e abrir-lhes uma perspectiva de vida para além de suas dores e sofrimentos.
O Mestre apresentou-se como líder deste grande movimento de recuperação da dignidade humana, dando atenção ao povo sofrido e propondo-lhe o Reino como ideal.