O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,16-21
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16Ao cair da tarde, seus discípulos desceram ao mar 17e, subindo num barco, dirigiram-se para o outro lado do mar, rumo a Cafarnaum. Já estava escuro e Jesus ainda não viera encontrá-los. 18O mar se agitava, porque soprava um vento forte. 19Depois de remarem uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram Jesus caminhando sobre o mar e aproximando-se do barco, e tiveram medo.20Mas ele lhes disse: “Sou eu, não tenhais medo”.21Quiseram, então, recolhê-lo no barco, mas este aportou imediatamente no lugar para onde iam.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Os discípulos põem-se a atravessar o mar da Galiléia, numa pequena barca, rumo a Cafarnaum. Dois detalhes: já era noite e não estava com eles o Senhor. A forte ventania e a agitação do mar fazia-os correr o risco de afundar,
Tudo mudou quando se deram conta de não estarem sozinhos. Com eles estava o Senhor, exortando-os a não entregar os pontos. A meta devia ser alcançada!
Os discípulos de todos os tempos fazem semelhante experiência. O testemunho de sua fé no Ressuscitado coloca-os muitas vezes em situações aparentemente sem solução. São tempestades das mais variadas formas: perseguição, martírio, indiferença, marginalização, expulsão, calúnias etc. É como se entrassem numa pavorosa escuridão, com o risco de desviar-se do rumo estabelecido pelo Senhor.
Nestas circunstâncias, mais do que nunca, é preciso dar-se conta da presença do Ressuscitado a incentivá-los a continuar, sem esmorecer. Ele é um companheiro fiel!