O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17,10-13
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
10Perguntaram-lhe então os discípulos: “Por que os escribas andam dizendo que Elias deve vir primeiro?” 11Respondeu-lhes Jesus: “Realmente, Elias virá para repor tudo em ordem. 12Eu vos digo, porém, que Elias já veio, mas não o reconheceram; ao contrário, fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo, o Filho do homem também vai sofrer nas mãos deles”.13Então os discípulos entenderam que ele estava se referindo a João Batista.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
As expectativas messiânicas do tempo de Jesus mesclavam-se com uma série de elementos, dentre os quais, a crença que, por ocasião da vinda do Messias, o profeta Elias haveria de retornar. Era bem conhecida a história do profeta arrebatado aos céus, num carro de fogo. Por não ter morrido, como qualquer ser humano, difundiu-se a esperança de que Elias voltaria no fim dos tempos, indicando, assim, que a vinda do Messias estava próxima.
Jesus não negou esta tradição. Entretanto, ofereceu uma pista para indicar que ela já se havia realizado na pessoa de João Batista. A ação precursora dele em relação a Jesus correspondia àquela de Elias, em vista do Messias vindouro. A conclusão era evidente: Jesus era o Messias esperado por Israel. Deveria, pois, ser aceito e acolhido como tal.
Entretanto, o Mestre não se adaptou aos esquemas messiânicos do povo. Se, por um lado, sua presença assinalava o fim de uma era, por outro, introduzia, na história humana, um tempo novo. Ele superou a agitação messiânica, propondo aos discípulos um ideal de fraternidade, fundado na misericórdia e no serviço desinteressado aos irmãos. Igualmente recusou-se a responder questões de curiosidade a respeito do dia do fim do mundo e do número dos que seriam salvos. Desta forma, rompeu com o messianismo popular, dando margem para que seus discípulos assumissem sua vida e sua missão com mais seriedade.