O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,27-31
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
27Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, Filho de Davi!”28Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram e Jesus perguntou-lhes: “Credes que tenho poder para fazer isto?” “Sim, Senhor”, responderam. 29Então tocou-lhes os olhos, dizendo: “Que vos aconteça conforme vossa fé”. 30E seus olhos se abriram. Jesus, então, advertiu-os em tom severo: “Cuidado, para que ninguém o fique sabendo”. 31Mas eles, saindo dali, espalharam sua fama por toda aquela região.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
A cegueira espiritual é um terrível empecilho para quem pretende preparar-se para o encontro com o Senhor. A cura dos dois cegos simboliza o processo pelo qual o discípulo deve passar. É preciso deixar que Jesus lhe abra os olhos.
Vítima da cegueira, o discípulo acaba por cultivar uma imagem distorcida de Jesus, e nutrir falsas expectativas a respeito de seu Mestre. Isto o impede de adequar sua vida ao querer de Jesus, o que significa, continuar a deixar-se guiar pelas paixões egoístas, contrárias ao projeto do Reino. O discípulo cego facilmente torna-se vulnerável às investidas do anti-Reino, e acabará afastado de Jesus. Dentre outros motivos, vê-se impossibilitado de defender-se, por não ter consciência do perigo que corre.
Pelo contrário, com os olhos abertos, estará em condições de reconhecer as armadilhas da vida, e enfrentá-las, com a graça do Senhor. Saberá dar à sua existência o rumo certo, cujo destino é o encontro com o Senhor. Estará imune das investidas dos falsos guias, cujas intenções malignas escondem-se detrás do desejo de ajudar. Enfim, poderá caminhar seguro, apesar dos inevitáveis percalços.
Cegueira ou visão dependem da opção do discípulo. Quem, movido pela graça, recorre a Jesus, caminhará na luz. Quem se obstinar em permanecer no egoísmo, estará fadado a perambular nas trevas, sem atinar com o caminho do Reino.