O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,1-12
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e mandou-os, dois a dois, a sua frente, a todas as cidades e lugares aonde ele pensava ir. 2Dizia-lhes: “A messe é grande, mas os operários são poucos; por isso, rogai ao Senhor da messe que mande mais operários para sua messe. 3Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias; e não saudeis ninguém pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’ 6E se lá houver quem ame a paz, vossa paz ficará com ele; do contrário, ela voltará a vós. 7Ficai nesta mesma casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o operário merece seu salário. Não fiqueis andando de uma casa para outra. 8Em toda cidade em que entrardes e fordes bem recebidos, comei o que vos for servido, 9curai os doentes que lá houver e dizei-lhes: ‘Chegou para vós o Reino de Deus’.10Mas em qualquer cidade em que entrardes e não vos acolherem, saí pelas praças e dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade que nos ficou nos pés sacudimos contra vós. Mas ficai sabendo que o Reino de Deus chegou’. 12Eu vos afirmo que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para tal cidade”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Comentário ao Evangelho
No caminho para Jerusalém, Jesus enviou discípulos à sua frente com a missão de preparar sua passagem. Eram trinta e seis duplas que visitavam cidades e lugarejos, anunciando a chegada do Reino de Deus e restituindo a saúde aos doentes. Exatamente o que Jesus fazia. Portanto, os discípulos antecipavam o que Jesus faria, depois, predispondo as pessoas para acolherem sua mensagem.
Esta colaboração com a missão de Jesus era fundamental. Ele reconhecia a grandiosidade da tarefa que tinha pela frente e a necessidade de muita gente, com ele e como ele, dedicar-se ao serviço do Reino. Desta forma, os discípulos estavam sendo preparados, pouco a pouco, para dar continuidade à missão de Jesus, quando sua ação missionária tivesse chegado ao fim. E isto aconteceria em breve.
As instruções dadas por Jesus aos seus enviados preveniram-nos quanto à realidade da missão. Ser ovelhas em meio a lobos foi a metáfora que o Mestre encontrou para descrever o desafio da missão. Os discípulos deveriam contar com dificuldades, perseguições, e até mesmo a morte. Isto, porém, não deveria ser motivo para abandonarem a tarefa recebida. Não haveria de faltar quem os acolhesse e partilhasse com eles o próprio pão. Caso fossem rejeitados, deveriam seguir adiante, pois tinham o mundo inteiro para evangelizar.