SEXTA-FEIRA SANTA: NA MORTE DE JESUS SOMOS CONVIDADOS A MORRER PARA OS PECADOS E VOLTAR A VIVER PARA O SENHOR
A ‘Sexta-Feira Santa’, ou ‘Sexta-Feira da Paixão‘, é o dia dentro da programação da Semana Santa em que os fiéis relembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
A Sexta-feira Santa foi marcada pelas procissões em devoção à Paixão de Cristo e Nossa Senhora das Dores, que levaram Centenas de fiéis católicos às ruas relembrando a dor de Jesus .
Procissão do Senhor Morto
Duas procissões em uma, ambas iniciadas às 19:30hs, os cortejos saíram com a imagem do Senhor Morto pelas ruas da cidade, onde os fiéis expressam contrição e veneração pelo sacrifício de Jesus pela humanidade.
Procissão de Nossa Senhora das Dores
A Paixão também foi devotada na Procissão de Nossa Senhora das Dores, que relembrando o dia em que Cristo caminhou rumo ao Calvário, ao final as duas procissões se encontraram na Igreja Matriz.