A Sagrada Família é o termo usado para designar a família de Jesus de Nazaré, composta segundo a Bíblia por José, Maria e Jesus.
Sagrada Família, porque sua razão de ser era o acolhimento do Messias Salvador, Jesus Cristo, Filho de Deus, chamado Filho do Homem! Sagrada Família, porque tabernáculo protetor da presença de “Deus conosco – o Emanuel”.
Toda a vida de Jesus é plena de oração. … Então, como podemos ver, a Sagrada Família é para todos nós um ícone da Igreja doméstica, a família deve ser a primeira escola de oração de um filho. Desde a tenra idade, uma criança deve aprender dentro da sua casa, com o exemplo dos seus pais, a entregar o coração a Deus.
Família não é apenas um contrato social, onde se dá responsabilidade para o homem e para a mulher. A ideia de Família na Bíblia inclui uma afinidade espiritual, onde não só os sentimentos de amor, respeito e solidariedade fazem parte do relacionamento, mas também aspectos religiosos que nos leva a comunhão com Deus.
Na resposta do Arcanjo Gabriel à Virgem Mãe, na comunicação dos pormenores do plano divino, fica visível que Deus já havia preparado tudo aquilo que era necessário para realizar o plano da nossa salvação. Creio que, naquele momento, a humilde casa de Nazaré, onde habitava a Virgem Maria, cheirava a flores, anunciando uma nova primavera, uma nova floração, um novo tempo. Na luz do mensageiro divino, na luz do lar de Nazaré, nós contemplamos uma nova aurora, uma nova alvorada, uma nova, esperada e decisiva oportunidade de semear a caridade que aprendemos com o Amado.
Naquele esperado dia, a voz do mensageiro divino ressoou na cidade de Nazaré, uma singela e desprezada cidade da Palestina, e de lá ecoou pela terra inteira: “Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”. (Lc 1, 28). No anúncio do Arcanjo, nós temos a revelação de que a Mulher escolhida para ser a Mãe de Deus, a Mulher que pisará a cabeça da serpente, já está presente entre nós, revelando a chegada da plenitude dos tempos. Naquele momento, a porta de Cristo no mundo abriu-se diante dos olhos da jovem Virgem Maria, Assim inicia-se. A Sagrada Família.