O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,1-8
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1Entrando na barca, Jesus atravessou o lago e chegou a sua cidade. 2Trouxeram-lhe então um paralítico, deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, disse Jesus: “Coragem, filho, teus pecados estão perdoados”. 3Então alguns escribas começaram a pensar: “Ele está blasfemando”. 4Mas Jesus, conhecendo seus pensamentos, perguntou: “Por que esses maus pensamentos em vossos corações? 5Ora, o que é mais fácil dizer: ‘Teus pecados estão perdoados’? ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 6Pois bem, para que fiqueis sabendo que o Filho do homem tem, aqui na terra, autoridade para perdoar pecados, (disse ao paralítico:) Levanta-te, toma tua cama e vai para casa”. 7Ele levantou-se e foi para casa. 8Diante desse fato, a multidão ficou com temor e deu glória a Deus por ter concedido aos homens tal poder.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
A grandeza da fé do paralítico, estendido num leito, chamou a atenção de Jesus. O texto diz que o Mestre viu a fé daquele homem. Só é possível ver a fé de alguém, quando manifestada nas suas ações. As providências tomadas pelo paralítico para estar na presença de Jesus devem ter sido formidáveis, pois chamou-lhe a atenção.
Esta confiança ilimitada explica a iniciativa do Mestre: declarar-lhe, imediatamente, perdoados os pecados e, assim, reconciliá-lo com Deus. Segundo se acreditava na época, as doenças eram conseqüência dos pecados. O perdão era, por conseguinte, o primeiro passo para a cura, por cortar o mal pela raiz. Só, então, teria sentido propiciar ao paralítico a cura física.
A ação taumatúrgica de Jesus recriava o ser humano a partir de seu interior, atingindo os níveis mais profundos, ali onde se processa a comunhão entre a criatura e o Criador. A restauração dos laços rompidos entre ambos permitia ao ser humano refazer-se, até chegar aos níveis exteriores. A cura acontece de dentro para fora. Quando o exterior é curado, é porque o interior já deve ter sido totalmente refeito.
A cura do paralítico foi possível por causa de sua confiança inabalável em Jesus. Esta é a fé que se exige de quem pretende ser curado por ele. Mas, a partir de dentro!