O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,32-38
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
32Mal tinham saído, trouxeram a Jesus um possesso que era mudo. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. O povo, cheio de admiração, comentou: “Nunca aconteceu isso em Israel!” 34Os fariseus, porém, replicavam: “É pelo poder do príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 35Jesus andava por todas as cidades e aldeias, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando toda doença e enfermidade. 36Vendo as multidões, teve pena delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas sem pastor. 37Disse então a seus discípulos: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Por isso, pedi ao Senhor da messe que mande operários para sua messe”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Em suas andanças, Jesus esteve sempre muito atento às pessoas e às suas necessidades. O sofrimento da humanidade mantinha-o em contínuo alerta. Sua reação natural era a de ir ao encontro dos sofredores, revelando a solidariedade de Deus para com eles.
Quando as multidões exclamavam estupefatas – “Nunca se viu coisa semelhante em Israel!” –, estavam reagindo diante do testemunho de misericórdia de Jesus. E esse testemunho era algo, até então, desconhecido. Mas também quando os fariseus acusavam-no de “expulsar os demônios pelo poder do príncipe dos demônios”, mostravam-se incapazes de compreender como alguém podia ser tão misericordioso e cheio de compaixão. Por não conseguirem discernir o dedo de Deus na ação de Jesus, optavam por acusá-lo de conluio com Satanás.
A preocupação com as multidões cansadas e abatidas levava o Mestre a desejar que o Pai enviasse muitas outras pessoas para cuidar delas. Como ele, os operários da messe deveriam caracterizar-se pela capacidade de compadecer-se do sofrimento alheio, sendo, efetivamente, solidários com os sofredores. Era necessário que muitas outras pessoas se interessassem pelo rebanho. Portanto, muitos deveriam compartilhar a missão de Jesus.