O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,16-21
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16Ao cair da tarde, seus discípulos desceram ao mar 17e, subindo num barco, dirigiram-se para o outro lado do mar, rumo a Cafarnaum. Já estava escuro e Jesus ainda não viera encontrá-los. 18O mar se agitava, porque soprava um vento forte. 19Depois de remarem uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram Jesus caminhando sobre o mar e aproximando-se do barco, e tiveram medo.20Mas ele lhes disse: “Sou eu, não tenhais medo”.21Quiseram, então, recolhê-lo no barco, mas este aportou imediatamente no lugar para onde iam.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Segundo a mentalidade da época, quem morria na cruz, era tido como um amaldiçoado por Deus. Com Jesus teria sido diferente? Ou será que, de fato, Deus o resgatara da morte, restituindo-lhe a vida, de modo a estar sempre junto dos seus? Essas e outras dúvidas persistiam na comunidade de fé, exigindo uma resposta.
A experiência no lago, por ocasião de uma travessia, revela a situação da comunidade. A escuridão da noite, a força do vento e a agitação do mar impediam os discípulos de perceber Jesus se aproximando. Sua figura perdia-se na nebulosidade. Os discípulos tiveram certa dificuldade para superar a situação. Por sua vez, o Mestre os exortou a não temer, pois ele mesmo estava ali, junto deles. “Sou eu; não tenham medo!”- assegurou-lhes, chamando-os à realidade. A certeza desta presença descortinou-lhes um novo horizonte de segurança e de tranqüilidade.
A comunidade de fé reconhece o Ressuscitado, em meio às adversidades da vida. Importa não se deixar abater, pois ele está no meio de nós.