O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,13-16
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
13“Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se os milagres realizados em vosso meio tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo se teriam convertido, vestidas de luto e sentadas sobre cinza! 14Assim, no juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós! 15E tu, Cafarnaum, pensas que serás elevada até o céu? Serás rebaixada até o inferno! 16Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita rejeita Aquele que me enviou”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
É sempre grande o risco de perder tempo com coisas secundárias, enquanto o essencial é deixado de lado. Esta inversão perigosa na vida dos fariseus foi denunciada.
Estes eram ciosos no pagamento do dízimo das hortaliças. Contudo, para eles, a prática da justiça e o trato misericordioso com o próximo, a exemplo de Deus, tinham pouca importância.
Preocupavam-se com ocupar os lugares de honra e ser cumprimentados, descurando a humildade e a simplicidade. Cuidavam de mostrar-se, exteriormente, como pessoas justas e santas, sem perceber que a autêntica justiça e santidade situam-se no coração.
As coisas secundárias supervalorizadas geralmente correspondem a gestos com os quais se pensa agradar a Deus, descuidando-se do próximo. É o caso do pagamento do imposto das hortaliças. As coisas essenciais dizem respeito ao próximo com os quais Deus exige que se pratique a misericórdia e a justiça.
Na espiritualidade bíblica, esta é a verdadeira forma de agradar a Deus, porque o semelhante é a mediação obrigatória do relacionamento com ele. Querer chegar a Deus, prescindindo dos semelhantes, é escolher o caminho da própria condenação.