O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,18-23
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
18“Escutai, então, a parábola do semeador. 19Quando alguém ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e rouba o que foi semeado em seu coração: este é o grão semeado à beira do caminho. 20O grão que caiu em terreno pedregoso é aquele que, ouvindo a Palavra, logo a acolhe com alegria. 21Mas não tem raiz em si e é inconstante: se acontece uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo tropeça. 22O que foi semeado entre os espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas as preocupações mundanas e a ilusão das riquezas sufocam a Palavra, impedindo-a de produzir fruto. 23O grão semeado em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende; este produz fruto: ora cem, ora sessenta, ora trinta por um”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
O sucesso do Reino depende de muitos fatores entre os quais a disposição interna da pessoa que escuta a mensagem. As diferentes disposições dos ouvintes foram comparadas, parabolicamente, com a diversidade de solos nos quais cai a semente ao ser semeada.
Some-se a isto as múltiplas forças externas que põem em risco a semente. O Evangelho as identifica com o Maligno, as tribulações, as perseguições, as preocupações mundanas e a fascinação das riquezas. Embora não seja dito, mesmo a semente plantada em terra boa viu-se às voltas com fatores contrários. Para sobrepujá-los e tornar-se frutuosa, foi preciso enfrentá-los. Isto por que, onde quer que irrompa o Reino, este tende a atrair toda sorte de oposição. Uma situação inevitável!
A disposição interna de cada pessoa torna-se patente na medida em que deve enfrentar as tentações que se abatem sobre ela. Quando a Palavra de Deus é acolhida num coração generoso, não há tribulação suficientemente forte para dele arrebatá-la. A pessoa revestida da fortaleza que vem do Espírito será capaz de superá-la e de produzir frutos para o Reino. Pelo contrário, quando a Palavra cai no coração de uma pessoa acomodada ou pouco disposta a passar pela provação da fé, um pequeno contratempo levará tudo a perder.
.