O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,28-34
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
28Quando chegou à outra margem, na terra dos gadarenos, vieram a seu encontro, saindo dos túmulos, dois possessos, criaturas tão selvagens que ninguém se atrevia a passar por aquele caminho. 29Puseram-se a gritar: “Que queres de nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes da hora?” 30Havia lá, a certa distância, uma grande vara de porcos pastando, 31e os demônios suplicavam a Jesus: “Se nos expulsas, envia-nos para esta vara de porcos”. 32“Ide!”, ordenou Jesus. Eles saíram e entraram nos porcos; e aconteceu que toda a vara precipitou-se de cima do rochedo, caindo dentro do mar, onde morreu debaixo da água.33Fugiram então os que guardavam os porcos e foram à cidade contar tudo, inclusive a cura dos possessos. 34Aí toda a população da cidade saiu ao encontro de Jesus. Ao vê-lo, pediram que saísse da terra deles.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
O incidente com a vara de porcos, em território pagão, esconde uma temática teológica, retrabalhada pelo evangelista a partir de um motivo folclorístico, com traços de comicidade: o Filho de Deus venceu o mal, libertando a humanidade do poder demoníaco.
Os espíritos malignos, tendo-se apoderado dos dois gadarenos, tornaram-nos refratários a Jesus, levando-os a rejeitar sua presença. Insociáveis e violentos, esses homens viviam no mundo da morte, pois moravam nos sepulcros, seu lugar de habitação, tendo sido reduzidos a um estado de total desumanização.
A presença de Jesus reverteu este quadro. Era impossível que ele ficasse impassível diante de uma situação tão deplorável! Sua atitude imediata foi libertar os gadarenos, ordenando aos demônios que voltassem para o mundo da impureza, simbolizada pelos porcos presentes nas imediações. Foi deles a iniciativa de pedir para serem mandados para lá. Afinal, os homens tinham sido recuperados para a vida, libertados do mal.
Os habitantes de Gadara não foram capazes de reconhecer o poder de Jesus. Um misto de medo, confusão e ressentimento pela perda dos porcos apoderou-se deles. Por isso, pediram que ele se retirasse de seu território.
Em todo caso, doravante os dois homens miraculados seriam um símbolo vivo do poder libertador do Messias Jesus.