O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 14,12-16.22-26
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
12No primeiro dia dos Ázimos, quando se imolava o cordeiro pascal, disseram-lhe seus discípulos: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?” 13Ele enviou, então, dois de seus discípulos, dizendo: “Ide à cidade e encontrareis um homem levando um cântaro de água. Acompanhai-o. 14Onde ele entrar, dizei ao dono da casa: ‘O Mestre manda perguntar: Onde está minha sala, na qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos?’ 15Ele vos mostrará, no andar superior, uma grande sala, já mobiliada e pronta. Fazei lá os preparativos para nós”. 16Os discípulos foram e, entrando na cidade, encontraram tudo como ele tinha dito e prepararam a Páscoa. 22Enquanto comiam, ele tomou um pão, recitou a bênção, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: “Tomai, isto é meu corpo”. 23Depois tomou um cálice, deu graças e passou-o a eles, e todos beberam. 24Ele disse-lhes: “Este é meu sangue, o sangue da aliança, derramado pela multidão. 25Na verdade vos digo: Não beberei mais do fruto da videira até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”. 26Depois de cantarem os Salmos, saíram para o monte das Oliveiras.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
A festa do Corpo de Cristo (Corpus Christi) nasce da necessidade de trazer Jesus para o meio do povo. A missa era bela, completa, mas distante. É uma inata tendência de se dizer: Deus é diferente, por isso não pode se misturar. Está longe do Jesus de Nazaré, homem gente, sem deixar de ser Divino para a o povo. S. Juliana queria uma festa para o Santíssimo Sacramento. Apesar dos protestos, atualmente temos uma proximidade maior. Refletindo sobre o texto da liturgia, vemos que tendem a explicitar mais a teologia da Eucaristia e seus fundamentos bíblicos. A celebração da festa reflete o culto do Santíssimo Sacramento. Quantas maravilhas, sobretudo criadas pelo barroco. Que altares! Magníficas procissões. Busca-se reconhecer a grandeza desse Sacramento. Sente-se que é o espaço dado ao povo, por não ter esse espaço de manifestação na celebração que era sempre mais fechada e incompreensível. É verdade que a Eucaristia é para ser “consumida” e não a leitura de textos. É certo que os ritos são necessários, Mas sua exatidão não dispensa sua realidade sacramental humana. Nessa celebração estamos dando essa festa ao coração do povo que se manifesta de tantos modos. Enquanto não se fizer uma reflexão sobre a unidade da devoção e celebração, teremos duas realidades diferentes na Eucaristia.