Sobre os Sacramentos
MATRIMÔNIO
1-O que é o Sacramento do Matrimônio? O Matrimônio é o sacramento que santifica o pato de um casamento cristão, e confere uma graça especial àqueles que o recebem dignamente.
2-É um sacrilégio contrair casamento em pecado mortal, ou em desobediência às leis da Igreja? Contrair casamento em pecado mortal, ou em desobediência às leis da Igreja, é sacrilégio, e, ao invés de uma bênção, os culpados fazem cair sobre si próprios a ira de Deus.
3-Que graça especial o Sacramento do Matrimônio confere àqueles que o recebem dignamente? O Sacramento do Matrimônio confere àqueles que o recebem dignamente uma graça especial que os permite suportar as dificuldades do seu estado, amar e serem fiéis um ao outro, e educar os seus filhos no temor a Deus. (Para que um casamento de um católico seja válido, é preciso estar presente: 1) ou o bispo, ou o pároco, ou outro sacerdote devidamente delegado; e 2) duas testemunhas.)
4-O que é um casamento misto? Um casamento misto é um casamento entre um católico e uma pessoa que, apesar de batizada, não professa e fé católica.
5-A Igreja encoraja os casamentos mistos? A Igreja não encoraja os casamentos mistos e os considera perigosos.
6-A Igreja por vezes permite casamentos mistos? A Igreja por vezes permite casamentos mistos ao conceder uma dispensa, e sob condições especiais.
7-Pode algum poder humano dissolver o vínculo matrimonial? Nenhum poder humano pode dissolver o vínculo matrimonial, por que Cristo disse: «Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o homem não deve separar o que Deus uniu» (Mt. 19:6).