Antigo Testamento / II Reis
A sunamita recupera seus bens.
Capítulo 8
sua disposição um oficial e ordenou a este: “Cuida que lhe seja restituído tudo o que lhe pertence e todos os rendimentos das terras, desde o dia em que deixou o país até agora”.
Eliseu e Hazael de Damasco.
7Eliseu foi a Damasco. O rei de Aram, Ben-Adad, estava doente; foi-lhe anunciado: “O homem de Deus veio até aqui”. 8Então o rei ordenou a Hazael: “Toma contigo um presente, vai ao encontro do homem de Deus e consulta Javé por meio dele, para saber se ficarei curado desta enfermidade”. 9Hazael partiu ao encontro de Eliseu e levou como presente tudo o que havia de melhor em Damasco, com o que carregou quarenta camelos. Veio à presença dele e disse-lhe: “Teu filho Ben-Adad, rei de Aram, mandou perguntar-te: ‘Ficarei curado desta enfermidade?’” 10Eliseu respondeu: “Vai dizer-lhe: ‘Certamente ficarás curado’, mas Javé mostrou-me que de certo ele morrerá”. 11Depois tornou imóvel a expressão de seu rosto, olhando-o fixamente até que Hazael se sentiu embaraçado, e o homem de Deus chorou. 12Hazael disse: “Por que meu senhor está chorando?” Eliseu respondeu: “Porque sei o mal que farás aos israelitas: incendiarás suas fortalezas, passarás ao fio da espada seus jovens, esmagarás suas crianças e rasgarás o ventre* das mulheres grávidas”. 13Hazael disse: “Mas o que é teu servo? Como este cão poderia realizar essa grande façanha?” Eliseu respondeu: “Javé mostrou-me que serás rei de Aram”. 14Hazael deixou Eliseu e voltou para junto de seu senhor, o qual lhe perguntou: “Que te disse Eliseu?” “Disse-me que certamente vais sarar”, respondeu ele. 15No dia seguinte, ele pegou uma coberta, mergulhou-a na água e estendeu-a sobre seu rosto, de modo que Ben-Adad morreu, e Hazael reinou em seu lugar.
Jorão, rei de Judá.
16No quinto ano de Jorão, filho de Acab, rei de Israel, reinando ainda Josafá em Judá, Jorão, filho de Josafá, tornou-se rei de Judá. 17Tinha trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém. 18Imitou o comportamento dos reis de Israel, como fizera a casa de Acab, pois sua mulher era filha de Acab. Fez o mal aos olhos de Javé. 19Todavia, Javé não quis destruir Judá por causa de seu servo Davi, segundo a promessa que lhe fizera de dar-lhe uma lâmpada, a ele e a seus filhos para sempre. 20Em seu tempo, Edom libertou-se do domínio de Judá e constituiu um rei para si. 21Jorão foi a Seira com todos os seus carros. Levantou-se à noite e forçou a linha dos edomitas que haviam cercado a ele e aos comandantes dos carros, mas sua gente fugiu para as tendas. 22Assim, Edom livrou-se do domínio de Judá até o dia de hoje. Naquele tempo Lebna também se revoltou. 23O resto da história de Jorão e tudo o que fez não está escrito no livro dos Anais dos reis de Judá?24Jorão adormeceu com seus pais e foi sepultado com seus pais na Cidade de Davi. Seu filho Ocozias reinou em seu lugar.
Ocozias, rei de Judá.
25No décimo segundo ano de Jorão, filho de Acab, rei de Israel, Ocozias, filho de Jorão, tornou-se rei em Judá. 26Tinha vinte e dois anos quando começou a reinar e reinou um ano em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Atalia e era filha de Amri, rei de Israel. 27Ele imitou a conduta da família de Acab e fez o mal aos olhos de Javé, como a família de Acab, pois era aparentado com a casa de Acab. 28Ele foi com Jorão, filho de Acab, combater Hazael, rei de Aram, em Ramot de Galaad. Mas os arameus feriram Jorão. 29O rei Jorão voltou a Jezrael para tratar-se dos ferimentos recebidos dos arameus em Ramot, quando combatia contra Hazael, rei de Aram; e Ocozias, filho de Jorão, rei de Judá, desceu a Jezrael para visitar Jorão, filho de Acab, que estava enfermo.