Antigo Testamento / I Reis
A vinha de Nabot.
Capítulo 21
1Depois disso aconteceu o seguinte: Nabot de Jezrael tinha uma vinha em Jezrael, ao lado do palácio de Acab, rei de Samaria. 2Acab disse a Nabot: “Cede-me tua vinha, para que eu a transforme numa horta, já que ela está situada junto a meu palácio; em troca te darei uma vinha melhor, ou, se preferires, pagarei em dinheiro seu valor”. 3Mas Nabot respondeu a Acab: “Javé me livre de ceder-te a herança de meus pais!”
Acab e Jezabel.
4Acab voltou para casa aborrecido e irritado por causa da resposta que lhe dera Nabot de Jezrael: “Não te cederei a herança de meus pais”. Deitou-se na cama, voltou o rosto para a parede e não quis comer nada. 5Sua mulher Jezabel aproximou-se dele e lhe disse: “Por que estás aborrecido e não queres comer?” 6Respondeu ele: “Porque conversei com Nabot de Jezrael e lhe propus: ‘Cede-me tua vinha por seu preço em dinheiro, ou, se preferires, dar-te-ei outra vinha em troca’. Mas ele respondeu: ‘Não te cederei minha vinha’”. 7Então sua mulher Jezabel lhe disse: “Mas és tu que agora governas Israel! Levanta-te, come e que teu coração se alegre, pois eu te darei a vinha de Nabot de Jezrael”.
Assassinato de Nabot.
8Ela escreveu então umas cartas em nome de Acab, selou-as com o selo real e as enviou aos anciãos e aos nobres da cidade, concidadãos de Nabot. 9Nessas cartas escrevera o seguinte: “Proclamai um jejum e fazei Nabot sentar-se entre os primeiros do povo. 10Fazei comparecer diante dele dois homens inescrupulosos que o acusem assim: ‘Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!’ Depois, levai-o para fora e apedrejai-o até morrer!” 11Os homens da cidade de Nabot, os anciãos e os nobres que moravam em sua cidade fizeram conforme Jezabel lhes havia ordenado, segundo estava escrito nas cartas que ela lhes enviara. 12Proclamaram um jejum e colocaram Nabot entre os primeiros do povo. 13Então chegaram dois homens inescrupulosos, que se sentaram diante dele e testemunharam contra Nabot diante do povo, dizendo: “Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei”. Levaram-no para fora da cidade e o apedrejaram até a morte. 14Depois mandaram a notícia a Jezabel: “Nabot foi apedrejado e está morto”. 15Quando Jezabel ouviu que Nabot tinha sido apedrejado e que estava morto, disse a Acab: “Levanta-te e vai tomar posse da vinha de Nabot de Jezrael, que ele não quis te ceder por seu preço em dinheiro, pois Nabot já não vive, está morto”. 16Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer à vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse.
Profecia de Elias contra Acab.
17Então a palavra de Javé foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos 18“Levanta-te e desce ao encontro de Acab, rei de Israel, que está em Samaria. Ele se encontra na vinha de Nabot, aonde desceu para dela tomar posse. 19Isto lhe dirás: ‘Assim fala Javé: Mataste e ainda por cima tomas a herança!’ Tu lhe dirás: ‘Assim fala Javé: No mesmo lugar em que os cães lamberam* o sangue de Nabot, os cães lamberão também o teu’”. 20Acab disse a Elias: “Então me apanhaste, meu inimigo!” Elias respondeu: “Sim, apanhei-te. Porque te deixaste subornar para fazer o que é mau aos olhos de Javé, 21farei cair sobre ti a desgraça: varrerei tua raça, exterminarei os homens da casa de Acab, escravos ou livres em Israel. 22Farei com tua casa como fiz com a de
Jeroboão, filho de Nabat, e com a de Baasa, filho de Aías, porque provocaste minha ira e fizeste Israel pecar. 23Também de Jezabel Javé falou, dizendo: ‘Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael’. 24Os membros da família de Acab que morrerem na cidade serão devorados pelos cães; e os que morrerem no campo serão comidos pelas aves do céu”. 25De fato, não houve ninguém que se prestou para fazer o que desagrada a Javé como Acab, porque a isso o instigava sua mulher Jezabel. 26Agiu de maneira muito abominável, cultuando os ídolos, como fizeram os amorreus que Javé expulsara da frente dos israelitas.
Arrependimento de Acab.
27Quando Acab ouviu essas palavras, rasgou as vestes, cobriu o corpo com pano de saco e jejuou; dormia vestido de pano de saco e andava de cabeça baixa. 28Então a palavra de Javé foi dirigida a Elias, o tesbita, dizendo: 29“Viste como Acab se humilhou diante de mim? Por se ter humilhado diante de mim, não mandarei a desgraça durante sua vida; é nos dias de seu filho que enviarei a desgraça sobre sua casa”.